Pedro Bandeira: Palavras que têm gosto de infância

Padrão

pedrobandeira                                              Foto extraída do site da editora Objetiva

Você já ouviu falar em Miguel, Crânio, Calu, Magrí e Chumbinho? Se a associação imediata for “os Karas”, bem-vindo: você faz parte da “geração Pedro Bandeira”. Autor de Literatura Juvenil mais vendido no Brasil (são mais de 21 milhões de exemplares), ele possui uma rara relação de afeto com seus leitores. Inclusive comigo.

Neste bate-papo, Pedro Bandeira conta que, embora se dedique noite e dia a pensar em lançar uma nova aventura com os Karas, ainda não conseguiu sequer começar. Ainda bem que ele se inspira em diversos horizontes. O escritor tem mais de 70 livros publicados, todos eles voltados para o público infanto-juvenil. E ele se orgulha disso: “Em Literatura, faço como na Medicina: há pediatras e geriatras. Sou um pediatra literário”.

Como foi difícil conseguir seu e-mail! Quando digitei no Google “e-mail Pedro Bandeira”, me surpreendi com o resultado. Descobri que muita gente também está à procura de algum contato seu, em fóruns e “Fale Conosco” espalhados pela internet. A que você atribui essa procura? Há vários escritores famosos, que têm livros de grande sucesso, mas que não despertam esse interesse e não possuem esse carisma…

Pedro Bandeira: Sabe que também eu me surpreendi quando descobri todos os links com o meu nome no Google e com todas as comunidades que tenho no Orkut? É claro que isso me deixou muito feliz! Quando comecei a escrever para a juventude, não existiam estas ferramentas, mas o grande número de cartas que eu recebia semanalmente já apontava para uma aceitação muito grande de minhas histórias (hoje as cartinhas foram substituídas pelos e-mails). Por suas pesquisas, você pôde observar que esse sucesso é espontâneo, vem dos próprios leitores. Eu jamais tive o apoio de técnicas de marketing, de assessores de imprensa, da universidade, nem das comissões que distribuem prêmios literários. Cheguei a vencer o prêmio Jabuti e mais alguns outros, mas dependo do passar do tempo, quando meus leitores vão se tornando adultos e se profissionalizam, como você.

Moro há 9 anos no Rio de Janeiro, mas sou de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Os livros dos karas eram leitura obrigatória na biblioteca da minha escola. “A droga da obediência”, “Pântano de Sangue” e “Anjo da Morte” eram disputados quase à tapa pelos meus colegas. E a gente tinha um pacto: quem lesse primeiro não poderia contar uma vírgula para o outro. Senão perderia toda a graça. Quando soubemos que estava para ser lançado “A droga do amor”, fizemos uma lista de espera. E meu nome foi o primeiro! Depois ainda veio “A droga de Americana” e, mesmo não sendo mais tão criança, li com enorme prazer e nostalgia. Soube que você estava reescrevendo “A droga virtual”. Como anda a produção?

Pedro Bandeira: “A droga virtual” foi um projeto que teve de ser abandonado, pois pretendia basear-se em informática e, como esse ramo é dinâmico demais, meu livro ficou obsoleto antes de ser impresso. Note que a série com os Karas iniciou-se antes do advento do computador pessoal, da Internet, do MSN, do telefone celular… Os Karas, quando querem telefonar, correm em busca de um orelhão! Ainda assim, a série se tornou clássica, sendo aceita por jovens do século XXI, porque trata de sentimentos humanos, de sonhos de justiça e ética, que são imortais. Isso a tecnologia e o progresso não mudam.

Mas você ainda pensa em dar seqüência às aventuras dos Karas?

Pedro Bandeira: Devo fazer mais um livro com os Karas. No entanto, embora eu me dedique noite e dia a pensar nisso, ainda não consegui sequer começar…

Sou jornalista e meu sonho sempre foi trabalhar numa redação de jornal diário. Lembro que, quando vim fazer faculdade no Rio de Janeiro, passava pelo lindo prédio do Jornal do Brasil e sentia um frio na barriga. Meus olhos brilhavam. Mas descobri a internet e suas infinitas possibilidades no meu atual emprego e hoje me sinto realizada lidando com o mundo virtual. Ele também te fascina?

Pedro Bandeira: Fui jornalista no tempo dos linotipos e da composição manual, que se media por “cíceros”, “paicas” e “furos”. Como disse acima, tentei abordar o novo mundo da moderna tecnologia em “A droga virtual” e dei um tiro n’água. Minha praia são os sentimentos humanos, são os sonhos de um futuro melhor e mais justo para a humanidade. Na modernidade eu afundo. Eu sonho o que já sonharam Homero, Shakespeare, Cervantes e Machado de Assis. Por isso, eles se tornaram clássicos. Com livros como “O fantástico mistério de Feiurinha”, “A marca de uma lágrima” e “A droga da obediência”, ando sendo aceito há quase trinta anos, de geração a geração. Então, imodestamente, acho que ando flertando com a Eternidade!

Quem são os escritores que você admira? Há um pouco deles nos seus livros?

Pedro Bandeira: São tantos! Na frente vêm Shakespeare e Machado. Mas, desde pequeno, me acompanham Lobato e Mark Twain. Se você misturar tudo isso, com um molho de Poe, Jack London, Dostoiévisky, Conan Doyle, Agatha Christie, Georges Simenon, Érico Veríssimo, Jorge Amado, mais autores folhetinescos como Dumas, Rice Burroughs, Maurice Leblanc e Rafael Sabatini, dará uma salada com todos os sabores que não sei se você poderá degustar em meus livros. No primeiro deles, “O dinossauro que fazia au-au”, tentei conscientemente imitar Monteiro Lobato, do modo que eu acho que ele escrevia. Mas, a partir de meus livros de poemas e da série dos Karas, acho que passei a ser eu mesmo.

Você pensa em escrever para os adultos? É claro que eles podem perfeitamente ler seus livros, mas você faria, por exemplo, uma aventura policial ou um romance voltado para este público?

Pedro Bandeira: Em Literatura, faço como na Medicina: há pediatras e geriatras. Sou um pediatra literário.

»

  1. Muito bom, Lívia.

    Isso me fez lembrar da Bienal aqui no Rio. Minha sobrinha deslumbrada por vê-lo. E como tinha gente em volta dele para pegar um autógrafo.

  2. Adorei! Esse seu blog está ainda melhor que o antigo. Eu adorei “A droga da obediência”. Lembro que foi o primeiro livro de leitura obrigatória na escola que tive prazer em ler. Parabéns, amiga. E que venham novas entrevistas (inclusive com políticos, que é sua praia). Bjs

  3. Ê Dona Lívia, remexendo com deliciosas lembranças ocultas da nossa mente. Agora tenho que descobrir onde guardei “A droga da Obediência”, “O Gênio do Crime” e o álbum de figurinhas da Copa União. Beijo.

  4. Garota! Você conseguiu o e-mail!!!!! UHU! E que entrevista gostosa! Eu li vários livros do Pedro Bandeira, inclusive, claro, A Droga da Obediência! E nem sabia que ele havia lançado outros além da trilogia! Ai, acho que vou comprar todos!
    Gente, penso como ele em seu modo humanista de escrever! Tô muito inspirada com a sua entrevista. Delicia!

  5. Sim, consegui graças à sua luz! A assessora da editora me deu o e-mail e ele me respondeu em cinco minutos, acredita? Um fofo, só confirmou tudo o que eu já pensava dele… Bjs!

  6. Adorei sua entrevista com o Pedro. Ele realmente é um fofo. Sempre responde aos e-mails. Tambem mandei um pra ele e ele me respondeu bem rapidinho..Bjos

  7. Meu Deus! Preciso do contato do Pedro Bandeira também! Estudo jornalismo e estou fechando uma matéria sobre os 50 anos do prêmio jabuti! Alguém me ajude!

  8. A admiração por Pedro Bandeira cada dia cresce mais! Acho que um dos dias mais felizes da minha vida aconteceu quando abri a caixa de e-mails e vi que ele havia me respondido!
    Parabéns pela entrevista Lívia!

  9. Nossa! Que entrevista super legal! Estava procurando sobre a ordem dos livros da série Karas e sobre o que aconteceu com A Droga Virtual e acabei aqui no seu blog, Lívia. Puxa, parabéns pela entrevista. A-do-rei!

    Beeeijos!

    (=

  10. por favor …será que você poderia me passar o e-mail do Pedro Bandeira?
    Adorei a entrevista, ele é super legal exatamente como eu imaginava.
    Desde já, agradeço.

  11. Lívia, adorei a entrevista com Pedro Bandeira. Estou na mesma situação que você estava há algum tempo: preciso do e-mail dele e não consigo encontrar! Sou professora de Literatura e estou desenvolvendo um projeto com meus alunos sobre esse renomado escritor. Gostaria muito de entrar em contato com ele para dar andamento ao meu projeto. Conto com sua colaboração.

    Desde já agradeço sua atenção e aguardo respostas,

    Professora Maristela

  12. Amei essa entrevista, estou terminando o curso de letras e vou fazer minha monografia sobre um dos livros de Pedro Bandeira(A droga da obediência) e gostaria muito de ter o e-mail dele para poder obter mais detalhes sobre o livro e sobre ele também, se você puder me ajudar ficarei imensamente grata. Desde já agradeço e aguardo sua resposta.

    Rosalva

  13. Que entrevista fascinante! Sou professora de Líng. Portuguesa e só leciono para alunos de 5ª série (6º ano). Desde que assisti uma palestra de Pedro Bandeira em minha cidade tenho levado seus livros pra sala de aula e oriento meus alunos a pesquisar sobre esse autor. Vocês nem imaginam a alegria dos alunos em decobrir que ele existe, está vivo. Trouxeram várias entrevistas pra nossas aulas. Parabenizo-a pela entrevista a qual usarei para convencer o meu prof. orientador que todas as idades gostam de ler Pedro Bandeira, visto pelos depoimentos.

    • Obrigada, profª Janete! Realmente a literatura do Pedro Bandeira atravessa gerações. Eu mesma já tenho seus livros guardados, para que meus filhos leiam (e eu ainda nem tenho filhos, rsrs).

  14. Pedro adoro ler seus livros com os Karas mas ainda esrá faltando Anjo da Morte, Pântano de Sangue e A droga americana, mas vou continuar procurando

  15. Nossa adorei essa entrevista, mas já que você tem o Email dele podia repassar uma ideia, o que acha de o novo livro dos Karas ter como fundo uma separação inevitável, a formatura chegou e cada um deve seguir seu rumo… a partir dai acho que o Pedro deve levar bem a história.
    sonho com dia em que vou ao cinema ver os karas em ação!

  16. Amei a entrevista , gostava muito de os livros do Pedro , principalmente a série os karas, mas só nesses tempos percebi que ele havia formulado um novo projeto ” a droga virtual” que infelizmente não deu certo.

  17. Ruth Steff

    Bem , amo Pedro Bandeira , queria apenas enviar uma carta um e -mail pra ele pedindo que desse um autografo nos meus livro, ainda sou uma estudante do ensino médio e faz 3 anos que sou fanática pelas obras de Pedro Bandeira e queria ter a honra de ter um livro com o autografo dele com a dedicatória para mim ,muitas pessoas acha que isso é uma besteira mas para mim sera um sonho realizado .

    obrigada

  18. “A VITÓRIA PERTENCE AO MAIS PERSEVERANTE..
    “O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS”…

    Parabenizo e homenageio por meio deste o ESCRITOR PEDRO BANDEIRA e toda a equipe pelo lançamento do livro “A MARCA DE UMA LÁGRIMA”. Parabéns pelo EXCELENTE TRABALHO, DETERMINAÇÃO E PROFISSIONALISMO, realizado neste belíssimo trabalho e um brinde pelo SUCESSO! O potencial de trabalho de vocês é de grande valor para a comunicação brasileira. Recebam esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações e planos futuros. Desejo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na conta de vocês a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre vocês e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso.

    “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA TORNA- SE ATRAVÉS DELE.”

    DESEJO SUCESSO!

    PAULINHO Solução
    http://www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    pssolucao@hotmail.com
    Salto/SP

Deixe uma resposta

