Amigas

Padrão

 

Esta noite sonhei com minha antiga escola, Guimarães Rosa, em Cachoeiro de Itapemirim, minha famosa terra natal. Não lembro de muita coisa, só da sensação, quando acordei, de ter tido um sonho bom com minhas quatro amigas.

 

Nós éramos inseparáveis, desde pequenas: eu, Lorena, Roberta, Egly, Ju e Marcela. Estudávamos juntas na escola, fazíamos grupos de estudos à tarde e ainda jogávamos vôlei à noite no Jaraguá, clube da cidade.

 

Engraçado lembrar de como fazíamos questão de ser justas umas com as outras. Havia vários rodízios, previamente combinados: de grupos de trabalho, de mini-chicletes, de lugares na sala de aula. Tudo para que uma não ficasse com ciúmes da outra.

 

Certa vez, nós cinco fomos chamadas à supervisão. Toda a sala ficou de boca aberta. Como, aquelas cinco meninas CDF´s estavam indo à tão temida supervisora? Nós também não entendemos nada, mas fomos.

 

Chegando lá, tia Regina, que era também mãe da Ju, foi logo nos tranqüilizando:

 

– Meninas, não estou chamando vocês aqui como diretora, mas como mãe da Juliana.

 

Só fomos ficar mesmo tranqüilas quando ela explicou que queria apenas saber por que nós estávamos tratando a Ju diferente, pois ela estava muito triste em casa. O motivo era tão bobo que nem lembro direito, acho que foi uma briguinha porque a Ju não quis me emprestar o caderno de piano dela.

 

Quando voltamos à sala de aula, todo mundo ficou perguntando o que tinha acontecido, e nós tivemos que inventar uma desculpa qualquer, porque não podíamos revelar que aquele estardalhaço todo era pura preocupação de mãe.

 

Fizemos o ginásio juntas, o 2º grau, cada uma foi para uma faculdade diferente e hoje estamos formadas: a Ju e a Rô são dentistas, a Egly é analista de sistemas, a Lô é médica, a Marcela é advogada e eu, jornalista. Ah! Agora ainda tem a Marina, filha da Ju com um grande amigo meu, o Bernardo.

 

É maravilhoso saber que, apesar da distância, nossa amizade continua com a mesma intensidade e valor. Quando nos encontramos, parece que nunca saímos de perto uma da outra. São amizades que vou levar pra sempre, porque são verdadeiras e muito fortes. Saudades de vocês, amigas, sempre!

Deixe um comentário

