O mestre

Padrão

Esta poesia, do mestre Vinícius de Moraes, é muito conhecida, mas não por isso menos genial. Eis o famoso Soneto da Fidelidade:

 

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso, e derramar meu pranto

Ao seu pesar, ao seu contentamento.

 

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama.

 

Eu possa me dizer, do amor que tive

Que não seja imortal, pôsto que é chama

Mas que seja infinito, enquanto dure.

Deixe um comentário

