Na barca – Parte II

Padrão

A essa altura eu me revoltei, em pensamentos, obviamente. Como ela pode pensar na possibilidade de voltar? E ela responde à minha pergunta, mesmo sem saber:

_ Faria isso pela Maria, que tem apenas 9 anos. Ela precisa da presença do pai. Mas eu também tenho que mostrar a ela que sou forte e tenho amor próprio.

Quando parecia que a história havia acabado, o senhor pergunta:

_ Mas como isso foi acontecer?

_ Ele a conheceu na Internet, veja só. Enquanto eu trabalhava para ajudar nas despesas da casa, ele ficava no computador.

Nessa hora acho que não consegui disfarçar minha cara de espanto. Então é isso que nós, mulheres, ganhamos em troca da independência profissional. Ao invés de maior valorização, maior amor, ganhamos a boa e velha traição. Se antes a desculpa era que a mulher só dava atenção para a casa e os filhos, agora é o emprego o vilão da história.

Revoltante, inaceitável. E novamente me surpreendo quando o senhor começa a dar seu testemunho:

_ Eu e minha mulher também passamos por uma situação parecida, mas graças a Deus ela me perdoou. Eu me encantei com uma menina bem mais nova do que eu, do trabalho, mas consegui me redimir a tempo. Apesar disso, sei que a confiança que ela tinha em mim nunca mais será a mesma. Hoje temos mais de 30 anos de casados e ela sabe de todos os meus passos. Não quero dar motivo para que ela sofra de novo.

Não tinha pensado por este outro lado. Todos erram, é fato. Mas por quê? Por que jogar fora um casamento, uma filha, uma vida, em troca de uma aventura efêmera, passageira?

Quando a mulher se levantou, percebi seu rosto abatido, visivelmente triste. Ela era bonita, cabelos lisos, nem gorda nem magra, mas bonita. Olhei para sua mão e não tinha aliança (eu tenho mania de olhar a mão das pessoas). E torci para que ela vire o jogo e seja feliz.

Deixe um comentário

