De 800 a 2.000, num piscar de olhos

Padrão

Último dia do mês, última chance para compensar horas no trabalho. Por isso não pude ir à manifestação na Cinelândia que divulguei essa semana aqui no blog. Mas fiquei atenta à cobertura da imprensa (Foto de José Carlos Pereira, divulgada pelo site G1).

Juro que não é mania de perseguição, mas por que é sempre a mesma coisa? O Globo Online, ao invés de fazer uma apuração decente, põe na manchete: “Protesto contra supostas irregularidades na campanha de Paes complica trânsito no Centro do Rio”. Eles dão ênfase à complicação no trânsito e não na manifestação em si.

Sempre digo que uma das coisas que mais comprometem a notícia “em tempo real” é a inexistência de correções. Os erros são simplesmente substituídos por novas informações, sem a menor prestação de contas. Não existe “errata” na internet, salvo raríssimas exceções. Nesta matéria do Globo Online, comprovei mais uma vez: primeiro eles colocaram que o público estimado era de 800 pessoas. Depois da enxurrada de comentários dizendo que havia muito mais gente, eles simplesmente substituíram os 800 por 2.000, e ainda acrescentaram “segundo a Polícia Militar”. Assim é fácil, né?

Não bastasse o conteúdo raso da matéria, que simplesmente falou do trânsito e dos motivos do protesto (não colocaram uma aspas sequer), eis que surge o último parágrafo, uma pérola do jornalismo tendencioso:

“Uma militante do PV chegou à Cinelândia com uma bandeira do candidato derrotado Fernando Gabeira. Ela foi vaiada pelos manifestantes que pediram que ela abaixasse a bandeira, para que a manifestação não fosse caracterizada como partidária”.

Nessas horas, dá vergonha de ser jornalista.

Anúncios

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s