Meu olhar na ponta do lápis

Padrão

canetaEscrevo. É assim que transmito o que penso. Às vezes me pego construindo um texto mentalmente, quando estou no trânsito ou antes de pegar no sono. Perdi a conta de quantos leads elaborei longe do papel e da caneta. No dia seguinte, consigo lembrar de tudo, pelo menos ainda, aos 27. Não sei daqui a alguns anos, mas isso é tarefa para outras divagações.

 

“Estou” webwritter há quatro anos e tenho plena consciência do potencial e alcance da internet. Não se pode voltar atrás: a forma como temos acesso ao conteúdo se transformou completamente, e ainda vai mudar muito mais.

 

No entanto, meu lápis e meu bloquinho continuam na bolsa. E minha visão de mundo continua sendo a de uma repórter que tem olho atento às pessoas. Nisso, a internet perde de lavada: por mais que haja câmeras com conversas em tempo real, não há o olho-no-olho, não se pode sentir o cheiro, muito menos o toque. Isso faz toda a diferença para mim.

 

Quando li essa frase da Eliane Brum, repórter super premiada e experiente, pensei o quanto está cada vez mais raro encontrar jornalistas com esse pensamento. Menos pragmáticos, mais humanos. Menos corporativos, mais sensíveis.

 

“Muito jornalista experiente escorrega porque presume demais. E presume a partir de seus preconceitos, de sua visão de mundo, de sua vida cotidiana numa realidade muito diferente… A vida sempre fica mais fácil quando reduzida a um ponto de vista que nos coloca como civilizados em contraposição ao outro – sempre frio, sujo, malvado e ignorante.”

 

Tomo emprestada outra frase dela e quero tê-la sempre em mente. Quero observar ao meu redor e jamais ser indiferente ao que acontece com o outro.

 

“O repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado de sua visão de mundo”.

 

OBS: Já tinha dito aqui que meu texto “O preço de um furo” foi publicado no Observatório da Imprensa. Pois é, hoje ele está na capa do site, embaixo de artigos do Caco Barcellos e do Eugênio Bucci. Não é o máximo?

capa-observatorio1

»

Deixe um comentário

