Não é uma questão de merecimento

Padrão
bomba

A bomba de Hiroshima e Nagasaki não foi lançada por norte-coreanos

Acho muito louco esse alarde mundial em torno da Coreia do Norte. Enquanto assistia a entrevista cheia de pânico de Bonner e Fátima com o correspondente em Nova York, pensava: como repetem o mesmo discurso. Sabe aquela coisa de não refletir nunca? Confesso que estou cada vez mais impaciente com essas coisas.

OK, a Coreia do Norte vive uma ditadura comunista há anos e o fato de estarem testando bombas atômicas pode significar a iminência de uma guerra. Mas este poder, igualzinho, está nas mãos de diversos outros países. Só para citar alguns: EUA, Paquistão, Israel, Rússia… Por que só os norte-coreanos não podem?

Engraçado que o repórter do Jornal Nacional disse que a bomba testada tem o mesmo alcance da que atingiu Hiroshima e Nagasaki. Só que este fato aconteceu em 1945! Imagina o poder das bombas produzidas pelos EUA desde então. Imagina o arsenal americano, russo, paquistanês…

Sou completamente contra qualquer tipo de guerra, mas é muita hipocrisia achar que uns países merecem ter bombas nucleares e outros não. Quem disse que a democracia é mais justa? Alguém já se esqueceu do Bush?

É claro que há outros pontos a serem analisados nessa história. Li que, na verdade, o que o líder da Coreia do Norte quer é impressionar o mundo para obter vantagens internacionais. Mas é hora de deixar o cinismo de lado e conciliar os interesses de todos numa mesa de negociação. O que não pode é despejar discursos pavorosos ao vento, sempre respaldados pela imprensa mundial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s