Pra frente, Brasil

Padrão

Com Facebook e Twitter, fica fácil se expressar no exato momento em que tudo acontece. Foi assim logo após a convocação da Seleção Brasileira de futebol, que vai representar o nosso país na Copa do Mundo 2010.

Muito eu falei, discuti, concordei e discordei de amigos. Mas aqui posso fazer um condensado do meu pensamento sem limite de caracteres!

Eu gosto do Dunga. Quem leu aqui e aqui pode comprovar isso. Gosto desde 94, sempre admirei seu jeito de líder no campo, sua garra. Mas é difícil gostar do Dunga. Ele é mais educado que o Murici (desse não gosto mesmo!), mas não faz questão de bajular a imprensa. Incluindo a Globo.

E foi justamente na imprensa que começou esse “clamor” (até a palavra virou jargão) pelo Neymar e Ganso. Existe uma técnica muito comum no jornalismo: o repórter pergunta de um jeito que o entrevistado não tem outra coisa a não ser responder exatamente o que ele queria. Chegou ao ponto de até a Dilma e o Serra “clamarem” pelos dois. Ficou forçado e muito feio.

Senti vergonha alheia na coletiva, logo após o anúncio dos 23. Era um tal de perguntar “Dunga, mas o técnico X levou o Pelé com 17 anos”, “O técnico Y não levou o Maradona e é marcado até hoje por isso”. E ele, com uma vontade imensa de rir na cara de todos (porque eu faria isso, na boa), teve que explicar que não é prudente comparar Neymar com o Pelé. (!)

Juntar bons jogadores – ainda mais no Brasil – não é difícil. Mas formar um time é mais complicado, exige muito raciocínio e liderança. Eu queria o Adriano na seleção e o Dunga disse que, pelo coração, também o levaria. Mas a responsabilidade de levar um jogador com a cabeça fraca é enorme. E ele optou pela razão.

Esse ano não vamos ver  “quadrado mágico”, nem entrevista às duas da manhã pro Jornal Nacional. Mas vamos ver uma seleção disposta a vencer. E isso, pra mim, é suficiente. Estou contigo, Seleção Canarinho!

Anúncios

»

  1. Cara,
    falei disso ontem com o Impaciente!!!!
    O Dunga é a “resistência” total. rsrsrs Principalmente à Globo e à massa falida que chamamos de povo. Ele faz o que quer (E tá mt certo) e paga pra ver. Se acertar ou errar, terá feito o que achou coerente (palavra de ordem agora: coerência! e não tem que ser assim mesmo na vida??)

    Me irritei horrores com a Globo desde a convocação.
    William Waack no JG (q vc adora! rs… sempre lembro de tu) anunciando a matéria foi mais ou menos assim: “a lista dos convocados pelo TEIMOSO [com ênfase] técnico Dunga”
    OI? 😮 Como assim? Q NOJO!

    Ontem, no dia após a convocação, o caderno esportivo de O Globo nem SEQUER teve o trabalho de listar os convocados… Tu acredita, cara? Não teve a lista oficial dos convocados… Só detonando Dunga, Jorginho (não falem mal do Jorginho!!) e em tom de deboche e “secadas” comentando do ‘patriotismo’ nesses termos : “Além de reviver o apelo à pátria de chuteiras, próprio do pensamento autoritário (…)” ou “É próprio do pensamento autoritário identificar equipes esportivas com nações. Hitler tentou fazer isso nas Olimpíadas de 1936. Os militares brasileiros o imitaram na ditadura, buscando transformar a vitória da seleção na Copa na vitória da pátria e do regime(…)” PERA LÁ, né? Dunga agora é ditador? Não pode mesmo frustrar as expectativas das canetas da Globo, cara. Insuportável isso. Os jornalistas – seus coleguinhas – vão mal de comparações… Pelé, Hitler. Tudo junto e misturado.

    Saudades de mudar o mundo com você, Varanda!

  2. Nossa, ainda bem que não leio O Globo impresso, teria um ataque de nervos! Que comparação infeliz, que jornalistas infelizes! Por isso disse que tenho vergonha alheia. Com diploma ou sem, tá difícil não criticar os coleguinhas… Boa, Bela! Vamos mudar o mundo juntas! rsrsrs
    bjo

  3. Sou radicalmente contrário à filosofia do Dunga, você sabe disso, mas acho que ele tá certíssimo de bancar suas convicções. Nenhum corneteiro iria segurar a barra de um insucesso na Copa caso o Dunga convocasse Ganso e Neymar.

    Mas essa do William Waack passou de todos os limites…

  4. Estava esperando esse post….Esse assunto é tão “importante” que no dia seguinte à convocação fui ouvindo Band News com o Boechat que passou quase o programa todo debatendo sobre…e ele criticava esse exagero que as pessoas fazem como o caso que a Bela comentou: defensores da pátria e da honra da nação..Hahaha! Parece que esses caras vão para guerra, defender vidas e o Dunga será o culpado por todas as mortes, já que o Neymar e Ganso não vão…. E eu também concordo com o Dunga sobre o Adriano, pra mim tem que ser com a razão mesmo…
    Adorei o post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s