Crônica de uma despedida triste

Padrão

Então…

Parecia que o Varanda estava mesmo à espera desse post de despedida da Copa. Chegava em casa com mil pensamentos para escrever e, não sei por que, não conseguia. E assim passaram os jogos do Brasil com Costa do Marfim, Portugal e Chile.

Mas hoje é diferente. Preciso escrever – e que bom que aqui posso me expressar como bem entender – que estou muito triste com essa derrota. Tanto quanto em 98 e 2006. Gosto do Dunga, nunca escondi isso, e admiro especialmente os jogadores. Mas a vitória resolveu escolher outro caminho.

Coisas que a gente não sabe explicar. E não venham me dizer que a Holanda jogou melhor. Todos eram unânimes no primeiro tempo: o Brasil marcava com eficiência e poderia ter aumentado o placar, não fosse a qualidade técnica do goleiro laranja.

Desta vez, não houve grandes erros da arbitragem, mas o juiz foi um dos grandes responsáveis pelo desfecho no segundo tempo. Parando o jogo a cada faltinha, o Brasil foi ficando nervoso, inquieto. E o jogo passou a ser favorável para quem tivesse mais frieza. Nós todos sabemos que o Brasil não é um país frio. E a Holanda?

A Holanda amou o jogo truncado, feio de ver. Apitar zilhões de faltas era parar o contra-ataque do Brasil, a arrancada do Kaká. Frios, eles souberam aproveitar as oportunidades. Bom futebol? Longe disso.

O Brasil perdeu pra si mesmo, emocionalmente. Apesar de unido, coeso, comprometido, não estava preparado para uma guerra de nervos. Deveria estar? Sim. Mas dá pra culpá-los disso? Não.

Pensar em 2014 é um alívio e uma angústia, ao mesmo tempo. Por isso, prefiro tirar férias do futebol, um período de descanso mental. Dane-se Argentina, Alemanha e afins. Como flamenguista, não tenho o costume de torcer contra nenhum outro time. Sou Brasil e ponto final.

Anúncios

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s