Cidade da dança

Padrão

Espetáculo Giselle. Foto: Jessé Giotti

Desde que cheguei em Joinville, ouço falar do Festival de Dança. Na verdade, já tinha até editado os releases para o site da Petrobras, mas não fazia ideia da dimensão do evento.

A cidade respira dança durante dez dias, literalmente. Há palcos em diversos lugares, bailarinos andando pelas ruas, hotéis lotados, taxistas felizes. Segundo o Guinessbook, é o maior evento de dança do mundo.

E fomos nós para a Noite de Gala. Umas 5 mil pessoas no centro de eventos, pra ver a apresentação do famoso balé Giselle. Confesso que nunca tinha assistido a um espetáculo de balé clássico, e me surpreendi com a beleza. Os bailarinos parecem flutuar no palco, lindo demais de ver.

O clima do evento é muito diferente também. Não tô falando do frio – esse nem preciso mencionar – mas da alegria das pessoas. Não há protocolos com palmas e afins. Eu vi olas antes do espetáculo, luzes de celulares que pareciam velas acesas no escuro. Tudo espontâneo e, por isso mesmo, tão especial.

Ontem, fomos de novo, desta vez pra assistir jazz. Não achei tão bom quanto o balé, mas fico impressionada com a capacidade que eles têm de decorar as coreografias, algumas duram uma eternidade! Eu não conseguiria nem os dois primeiros passos…

Aos poucos, e cada dia mais, vou descobrindo muitos cartões de visita por aqui.

»

  1. Livinha,

    taí uma oportunidade longínqua de encontrar vocês. Quem sabe não levo Leila para o próximo Festival. Pena que é só daqui a um ano.

    beijo

  2. Livia, engraçado, das manifestações artísticas a que menos gosto é a dança. Passaria também um convite para ópera, acho. Estava falando das artes lá no blog. Cirque de Soleil (sei lá como escreve) nem vou: me dá sono. Mas não posso ser injusta: a dança é de rara beleza e as coreografias sempre foram um desafio para mim! Não decoro! hahahaha Então bato palmas para quem o faz lindamente. Mas observar o clima da cidade em dias assim deve ser arrebatador, nisso eu me encontraria!

    O parágrafo do texto abaixo já me fisgou. Vou lá te ler…
    beijos

Deixe um comentário

