Eu e Dines, Dines e eu

Padrão


Alberto Dines está completando 80 anos, dos quais 60 no Jornalismo. Assistindo à sua entrevista no Programa Roda Viva, lembrei do dia em que o entrevistei. Foi um momento tão marcante pra mim que ainda lembro de todos os detalhes, 8 anos depois.

Estava trabalhando na pesquisa para minha monografia de graduação. Escolhi um tema cuja bibliografia era bastante escassa: a relação entre Antônio Carlos Magalhães (ACM) e a imprensa no Brasil. Todos sabiam que se tratava de uma relação de poder e troca de favores, mas quase ninguém falava sobre o assunto. O “quase” era o Dines.

Ele publicou diversos artigos com denúncias, apurações e pesquisas sobre a influência de ACM com os jornalistas e donos de Jornais. Por isso, se tornou a principal fonte para minha pesquisa. Conseguir uma entrevista com ele enriqueceria muito meu trabalho.

E corri atrás. Mandei email pro site do Observatório da Imprensa e logo obtive resposta. Dines me atenderia antes do início de seu programa de TV na Cultura. Felicidade sem tamanho para uma aprendiz de jornalista. Comecei a pensar nas perguntas, em todas as minhas dúvidas e no que poderia descobrir por meio daquela conversa.

Nunca vou esquecer aqueles 30 minutos. Dines foi extremamente gentil e paciente, exceto quando se exaltou relembrando seus episódios com ACM (ele foi inclusive processado pelo ex-senador). Após a entrevista, ainda assisti ao programa inteiro e saí de lá com a certeza de que tinha conhecido uma das pessoas mais importantes na minha profissão.

Hoje, quando vejo Dines falar sobre as novas tecnologias, sobre o Twitter, Facebook e afins, penso no quanto suas palavras são importantes e devem ser ouvidas em meio a tantos modismos. “Inteligência vende”, disse ele.

Vida longa ao mestre.

Deixe um comentário

